Como Fazer Fundação da Casa

botão voltar

Esquema da Fundação:

como fazer alicerce

Esquema do alicerce da casa

O tipo de fundação que vou abordar aqui é o tipo mais comum nas casas brasileiras, que é o baldrame com blocos de fundação (sapatas).

O tamanho das sapatas bem como a distância entre elas varia de projeto para projeto e depende de fatores como o tipo e a inclinação do terreno.

 

Não vou abordar aqui as técnicas para economizar até 20 mil na sua obra, que você poderá ver AQUI.

As medidas sugeridas abaixo são normalmente adotadas para terrenos planos e com solo seco e firme, para a construção de casas de 2 pavimentos, sem vãos muito grandes, ou seja, onde o vão menor de cada cômodo não excede a 3 metros e o vão maior não exceda e 5 metros.

Se seu terreno tem solo frágil (argila mole, solo arenoso, aterro, umidade elevada, etc), ou inclinação maior do que 10%, ou ainda cômodos com vãos muito grandes, recomendo seriamente que contrate um profissional habilitado para fazer o cálculo estrutural da obra, para evitar transtornos e até mesmo gerar economia na sua construção.

Dadas as recomendações, vamos ao passo a passo para fazer a fundação da sua casa.

o gabarito vai demarcar a fundação da casa

marcar a obra e desenhar a planta no terreno com arames esticados

perfuração do terreno para encontrar solo mais firme

Descubra agora como fazer um corte radical de custos na sua construção clicando AQUI.

camada de brita compactada no fundo da vala

vergalhão e estribos para reforço da fundação gaiola

barras de aço e formas de madeira do baldrame

O segredo para economizar 20 mil reais ou mais na sua obra -> saiba mais

concretagem do baldrame enchimento das formas da fundação

fiada de bloco cheio de concreto fundação

manta asfáltica no alicerce da casa

soquete para compactar o solo e deixar o terreno mais firme

traço do concreto para contrapiso cimento e areia

botão voltar

"Vídeo Inédito Revela os Segredos até Hoje Lacrados de Como Economizar Até 20 Mil reais na Construção da SUA CASA" - GARANTIDO.

Clique no botão abaixo agora mesmo para ter acesso exclusivo ao VÍDEO GRÁTIS apenas se você realmente quiser 20 mil reais em economia

Nós odiamos spam assim como você! 🙂

Veja também:

274 comentários em “Como Fazer Fundação da Casa

  1. Olá Ciro, muito esclarecedor o site, gostaria de saber se é necessário a sondagem do terreno antes de fazer a fundação, vou construir um sobrado de 200m2 e é um pouco declive. Obrigado.

  2. Ola ciro como tenho visito seus cálculos de barateia a construção vc precisa conhecer as novas tecnologias de ponta no meio da construção onde pode barateia a construção pela a metade do que vc já calculou , coloca para bloco, bloco ecológico, massa planta com acabamento .foro onde não precisa rebocar o teto e muito mais

    • Olá Fernando, obrigado pelas sugestões, a maioria delas eu não acho vantagem com exceção da massa pronta que ainda não tive tempo de avaliar com calma.

  3. Olá! Boa noite.
    Ciro estou comprando um lote para comprar mas estou com duvidas na fundação. O lote é de esquina e é localizado em local de aclive, parte do lote está plana e mais rebaixada. A outra parte tem uma encosta. Meus planos é construir 3 casas. Sendo uma na parte mais baixa do lote onde o nível está alinhado com a parte baixa e do outro lado tipo 2 apartamentos, um no mesmo nível da primeira e a outra por cima no nível da rua de cima. O que vc sugere para a fundação? Devo construir um muro de arrimo na parte de barranco e a partir dai construir a casa? etc…
    Por favor me de umas dicas!
    Obrigada!

    • Olá Jakscelle, por se tratar de uma situação bastante peculiar seria fundamental a visita de um profissional ao terreno para avaliar a obra.

  4. Estou me programando para começar a construção de duas casas, e gostei muito das dicas, e lamentei profundamente por que meu terreno não é plano depois que vi as fotos,mas não vou desistir.

  5. Caro Ciro,

    Vou construir uma edícula de 2 pavimentos (20 m² cada um), será uma churrasqueira com solarium superior, em topografia 100% plana, usarei a largura total do terreno que é 5 m, e de fundura ela terá 4 metros, encerrando área total de 40 m².

    Não haverá paredes no 1º pavimento, apenas fechamento frontal com vidros, as laterias e fundos já se encontram fechadas por muros e paredes.

    No pavimento superior utilizarei paredes levíssimas (apenas para fechamento) pois não receberão cargas sobre elas.

    Farei apenas uma laje (h8 treliça) para o 1º pavimento, para o segundo pavimento cobrirei com telha francesa, com respectivo madeiramento.

    Em resumo, o peso será apenas o da estrutura de colunas, vigas, mais a laje, e telhado com madeiramento para telhas francesas, com paredes leves, mais piso, revestimento e vidros para fechamento frontal.

    O solo é intermediário, não é aquela terra vermelha socada que seria ideal, mas também não é muito úmido, tem aterro de aproximadamente 50 cm e após vem uma argila de boa consistência.

    Estou pensando em 4 sapatas com gaiolas de 60 x 60 x 60 cm com ferro aço CA 50 de 10 mm a cada 15 cm apoiadas sobre brocas de 20 x 20 cm com 1,5 m de fundura cheias apenas com concreto, sem ferragem.

    Sobre as 4 sapatas, apoiarei a estrutura de 4 colunas e 4 vigas todas em concreto armado nas medidas de 15 x 30 cm, com ferro aço CA 50 de 12.5 mm estrivadas com aço CA 50 de 6,3 mm a cada 20 cm.

    Como estou limitado pelas dimensões do terreno, que já é cercado de muros e/ou casas por 3 lados, sou obrigado a fazer todas as 4 sapatas encostadas nas divisas, e desta forma, as 4 colunas também ficariam todas encostadas nas divisas.

    Achei suas explicações muito boas, mas fiquei com algumas dúvidas.

    Perguntas:

    Apenas quatro sapatas nos quatro cantos, todas encostadas nas paredes/divisas do terreno são suficientes?

    As colunas podem subir apoiadas na lateral externa da sapata, para também ficarem todas elas encostadas nas paredes laterais, (para que eu possa ter abertura frontal total) ou é obrigatório que estas colunas fiquem apoiadas bem no centro de cada sapata?

    As espessuras do ferro aço de 10 mm a cada 15 cm para gaiolas e 12,5 para colunas e vigas com estribos de 6,3 mm com espaço de 20 cm entre eles está correta?

    As dimensões das brocas de apoio das sapatas (subterrâneas) 20 x 20 x 150 cm de fundura é suficiente? Estão bem dimensionadas?

    Estas brocas podem ser só de concreto (sem ferragem) ?

    Fique completamente a vontade para criticar, discordar e/ou sugerir qualquer alteração.

    Muito obrigado e parabéns pela bela iniciativa.

    • Olá Márcio, a sua pergunta é bastante específica e não tem como te responder sobre o dimensionamento sem fazer os respectivos cálculos da sua estrutura em particular. Com relação aos pilares ficarem encostados no muro é possível, mas pode ser necessário fazer uma viga alavanca na base para compensar o fato do pilar não ficar centralizado.

  6. Ciro, bom dia.

    Aqui na cidade onde moro o pessoal faz a fundação das casas com alguns passos diferentes dos que você mostra:
    1º Preenchem a escavação com pedras e concreto. / 2º Fazem a sapata (baldrame) em cima do preenchimento da escavação (altura indefinida). / 3º Aterram o baldrame. / 4º Acima da sapata colocam a cinta (armadura e formas do baldrame). / 5º Acima da armadura começam a alvenaria.
    Minha dúvida é: Faz muita diferença colocar a estrutura de pedras embaixo e a armação de ferro acima do baldrame?

    • Olá Márcio, não faz não. Mas eu acho que essa base de pedra e concreto da uma mão de obra dos infernos, prefiro trabalhar do outro jeito.

  7. Boa tarde.
    Quero construir um Casa/Sobrado 2 pavimentos. Ouvi falar que se a sobrado tiver 7 metros de altura, então tenho que fazer a fundaçao com 7 metros de profundidade, é isso mesmo? Pois no seu exemplo você fez com 60 cm de fundura.
    OBRIGADO

    • Olá Anderson, o raciocínio não é bem esse não cara, os fatores a serem considerados são outros, recomendo você contratar um profissional para avaliar sua obra.

  8. Olá colega, tudo bem?

    Considerando a construção de uma casa térrea e um sobrado, com a mesma dimensão, cerca de 200 metros quadrados, o custo do alicerce, entre um e outro, num mesmo terreno, é referente a uma diferença de quantos porcento?

  9. Olá Ciro, eu estou cm uma obra em casa. eu acho que o pedreiro n fez a gaiola das sapatas!! Ja esta tudo pronto com a laje. Oq eu devo manda fazer para coloca a gaiola?

    • Agora já era, só se abrir novas sapatas, mas essa necessidade vai depender do tipo de fundação que ele fez e se você tem pretensão de fazer um segundo andar.

  10. Tenho uma casa em um terreno de 11,50×28,5 saida para os dois lados, e o fundo deste terreno tem uma area livre de +ou- 110 m2 e o plano diretor da região e de recuar 1,5 em uma das divisas; Gostaria de construir uma casa nesta área mas com base pronta para subir outras lajes no futuro. Qual seria sua sugestão para a minha ideia.

  11. Olá Ciro, vou fazer um salão de 6m largura por 10 de comprimento e mais dois pavimentos em cima de uns 4 comodos cada. A viga aérea do salão teria que ser de qual medidas??

  12. Ciro, bom dia!

    Tenho um terreno de 5 X 30, em São paulo.
    Sabe me dizer quais os espaços devo deixar para ventilação etc?
    Fiquei sabendo que devo deixar 5 metros na frente, 1 metro e meio na lateral que fica as janelas e portas e 3 metros no fundo. altura mínima do piso até o teto 2 metro e 70.

    • Olá Silviano, sua dúvida se trata de legislação municipal, cada lugar é diferente, consulte um arquiteto ou o código de obras da sua cidade.

  13. Ola ciro gosteria de construi em cima de minha casa mais ela nao tem estrutura nenhuma , o que eu faco, me diseram que temho que cortar parede e por coluna , cavar no pe e fazer gaiola , isso procede

  14. Olá Ciro!

    Vou construir uma casa de 2 andares, e meu terreno é plano, e de baixa resistência de acordo com o relatório da sondagem.
    Estou em dúvida se faço as sapatas mais largas ou contrato um serviço para fazer estaca. O que você me indica?

    • Olá Izabelly, dependendo da resistência do terreno pode não ser o suficiente apenas fazer as sapatas mais largas, pode ser necessário atingir uma profundidade maior em busca de uma camada mais resistente do solo (que seriam as estacas). Também pode ser o caso de fazer um radier, mas tudo isso depende de uma análise mais detalhada. Como você já fez sondagem o ideal seria você contratar um projeto estrutural, para ter mais segurança e até mesmo economia na sua fundação.

  15. Boa noite .vou construir uma casa de 2 pavimento não sei como fazer o alicerce ,o terreno e firme gostaria de saber se devo usar ferragem nas valas do alicerce .boa noite e se possível me ajude.

  16. Tenho uma casa de 3 quartos construída esta casa e do meu cunhado, vou construir em cima dele me explica o passo a passo de como vou fazer para construir em cima no caso no 2º andar. Obrigado.

    • Olá Adriano, se não tiver uma estrutura adequada no primeito pvto você terá que fazer um reforço, mas esse tipo de serviço é delicado e depende de um acompanhamento profissional, realmente é difícil de explicar a distância.

  17. Boa noite a minha casa tem 5m de frente com 7de fundo quero meter laje mais meu predreiro colocou coluna e não fez o radie são 8colunas no total já foram feitas corre o risco de cair obrigada.

  18. Ciro, eu gostaria de saber qual a diferença entre o radier (tradicional) e aquelas “gaiolas” que geralmente são feitas em construções. Qual a diferença de um para o outro?

    • Olá Elias: radier é uma laje sobre o solo, a gaiola é a armadura da sapata que fica em baixo dos pilares e tem a função de descarregar o peso no solo.

  19. Boa tarde estou fazendo uma casa de 9×9 só q as aberturas das sapatas o chão é pedra a máquina enparelhou o terreno.E fui cavocar para faser as sapatas e ta inposivel o que Faso agora? E quantas sapatas devo faser as 4 dos cantos mais quantas menores? Obg

    • Essas questões de solo só mesmo avaliando o local para tirar alguma conclusão. Quanto às sapatas procure seguir a recomendação de distância do passo 3 explicado acima caso tenha a intenção de fazer um segundo pavimento no futuro, caso contrário, poderá fazer uma fundação bem mais leve do que a recomendada neste artigo.

  20. Olá Ciro, li sua materia sobre a fundação para 2 pavimentos.
    Se for um pavimento só com telhadinho leve ( telhinha eternit), 70 M2 de construção, onde tem vergalhao 3/8 posso substituir por 5/16 ?
    Obrigado e um abraço

    • Olá Otávio, no casa de um pavimento a fundação poderá ficar bem mais leve do que a descrita acima, então recomendo você não seguir o modelo desse artigo e procurar a orientação de um profissional para não desperdiçar com uma fundação superdimensionada.

Deixe um Comentário