Como Fazer Fundação da Casa

botão voltar

Esquema da Fundação:

como fazer alicerce

Esquema do alicerce da casa

O tipo de fundação que vou abordar aqui é o tipo mais comum nas casas brasileiras, que é o baldrame com blocos de fundação (sapatas).

O tamanho das sapatas bem como a distância entre elas varia de projeto para projeto e depende de fatores como o tipo e a inclinação do terreno.

 

Não vou abordar aqui as técnicas para economizar até 20 mil na sua obra, que você poderá ver AQUI.

As medidas sugeridas abaixo são normalmente adotadas para terrenos planos e com solo seco e firme, para a construção de casas de 2 pavimentos, sem vãos muito grandes, ou seja, onde o vão menor de cada cômodo não excede a 3 metros e o vão maior não exceda e 5 metros.

Se seu terreno tem solo frágil (argila mole, solo arenoso, aterro, umidade elevada, etc), ou inclinação maior do que 10%, ou ainda cômodos com vãos muito grandes, recomendo seriamente que contrate um profissional habilitado para fazer o cálculo estrutural da obra, para evitar transtornos e até mesmo gerar economia na sua construção.

Dadas as recomendações, vamos ao passo a passo para fazer a fundação da sua casa.

o gabarito vai demarcar a fundação da casa

marcar a obra e desenhar a planta no terreno com arames esticados

perfuração do terreno para encontrar solo mais firme

Descubra agora como fazer um corte radical de custos na sua construção clicando AQUI.

camada de brita compactada no fundo da vala

vergalhão e estribos para reforço da fundação gaiola

barras de aço e formas de madeira do baldrame

O segredo para economizar 20 mil reais ou mais na sua obra -> saiba mais

concretagem do baldrame enchimento das formas da fundação

fiada de bloco cheio de concreto fundação

manta asfáltica no alicerce da casa

soquete para compactar o solo e deixar o terreno mais firme

traço do concreto para contrapiso cimento e areia

botão voltar

"Série Gratuita de 5 Vídeos Revela os Segredos Para Você Economizar 20 Mil reais na Construção da SUA CASA" - GARANTIDO.

Coloque o seu melhor e-mail abaixo agora mesmo para ter acesso ao VÍDEO GRÁTIS apenas se você realmente quiser 20 mil reais em economia.

Nós odiamos spam assim como você! 🙂

Veja também:

245 thoughts on “Como Fazer Fundação da Casa

  1. Ola
    Estou fazendo um estudo para construção de uma casa térrea com +- 100m².
    Qual a diferença entre fundação de pedras de concreto e pedras(tijoletas de areia) de alicerce?
    sabes a diferença de valores?
    com pedras de alicerce preciso das tábuas?

    grato

    • Olá Inácio,
      os dois tipos de material que normalmente usamos para preencher o alicerce da casa são: 1-a pedra de mão (gnaise) preenchida com concreto ou 2-blocos cheios de concreto. Em termos de preço depende do tipo de projeto e dos preços locais de material. Em relação às tábuas, o pessoal costuma não utilizá-las nas construções populares com alicerce de pedra. Nesse caso é preciso cavar as valas na medida certa do alicerce.

  2. Olá Ciro, estou querendo fazer a fundação de uma casa com radier. Como sou leigo no ramo da construção, estou com dúvida em como instalar as tubulações hidráulicas e de esgoto. Nos cômodos que necessitam de tubulação, as mesmas devem ser instaladas exatamente onde ficará a pia ou vaso, ou é possível depois fazer ajustes para instalação destes acessórios?

  3. Boa noite, Ciro!

    Quero construir minha casa térrea, porém com laje embaixo para não ter problemas com umidade. O procedimento é o mesmo supramencionado???? tem algum artigo demonstrando???
    Obrigado e continue com este trabalho maravilhoso que vc faz…..

    • Olá Emerson,
      fazer laje não resolve o problema, pois a umidade sobe pela estrutura até a altura de 1 metro ou mais. Uma impermeabilização bem feita é o suficiente. Use uma manta asfáltica por cima das cintas antes de erguer a alvenaria e também faça a impermeabilização dos pisos. Não economize na impermeabilização para evitar problemas futuros. Abs!

  4. Olá

    meu terreno mede 25 x 25 e quero fazer uma casa térrea de 150 mt quadrados.

    porém mandei fazer sondagem e acharam solo mole ate 8 metros de profundidade, ainda terei que fazer aterro de 1,5 metros acima do nível em que se encontra, me recomendaram usar bate estaca, com estaca a 10 metros de profundidade, achei o gasto com isso muito exagerado, minha fundação ficaria em torno de 40 mil reais só com as estacas e mão de obra para batê-las, pra só depois começar a amarração dos baldrames. diante disso pergunto, oque me recomendariam fazer?

    • Olá Eliana, vou ficar te devendo essa resposta porque o custa da fundação pode mudar completamente dependendo do tipo de solo e do tipo de fundação a ser utilizado.

  5. boa tarde ciro, primeiramente parabens pela pagina, estou adorando!
    estou com uma grande duvida relacionada a fundações, gostaria de saber se acaso pode me ajudar, seria uma construcao de 2 pavimentos, cerca de 60 m quadrados cada, lage no 1o e telhado colonial no 2o, minha grande duvida é em questão do solo, por ser areia de praia, que fundação me seria mais segura e conveniente, me indicaram usar nove sapatas com radier, daria certo? Att. Julio

    • Olá Julio,
      por ser um tipo de terreno mais frágil recomendo você solicitar a avaliação de um engenheiro, até mesmo porque você pode acabar fazendo uma fundação desnecessariamente pesada, desse modo o custo poderia ficar mais caro do que a contratação do engenheiro, que faria o correto dimensionamento da sua estrutura.

  6. Ciro Bom dia!

    Vou fazer um telhado no meu quintal para colocar um fogão a lenha, usarei os muros dos lados e tb do fundo, portanto não construirei nenhuma parede. Preciso saber qual tipo de alicerce terei que fazer. o meu quintal é plano. fico no aguardo. obrigado!

  7. bom dia.primeiramente agradeço pelo jeito simples de explicaçao do site. vou fazer uma casa em um terreno de 1000 mt terra firme sendo 700mt bem plano e o resto 300 mt tbem plano mas uns 2mt abaixo do nivel do outro. seria tipo pra sítio ums 3 quartos com uma varanda e banheiro por cima poderia usar na fundação sapatas (turbulao) umas 35barras de 3mt q tenho nao lembro a medida agora mas a bitola e +- do diâmetro de um cabo de
    vassoura.gostaria tbem q me dessem uma ideia legal q nao ficasde muito cara a casa

    • Olá Wellington, depende do projeto, dos vãos dos cômodos, depende se você pretende construir por cima no futuro entre vários outros fatores, esse é um tipo de situação que um profissional tem que avaliar a sua planta e o terreno em questão.

  8. Boa Tarde, quanto eu gastaria de ferro para fazer uma sapata de 1 metro por 1 metro , com 1 metro de profindidade? E qual seria o espaçamento dos ferros do Radier, e os estribos quanto eu gastaria de ferragem em cada 1?

    • Olá Patrícia, depende do terreno e do projeto, realmente não tem como saber sem fazer uma avaliação detalhada.

  9. ola boa noite, Ciro parabéns pelo trabalho, gostaria de saber se um alicerce no terreno 6×10 com amaração´de ferro por cima, para aterro 1,5 altura estou usando pedra de mão qual a porporcoes de cimento e areia que devo usar?

  10. Olá Ciro, tudo bem? parabéns pela pagina, adorei
    Gostaria de uma orientação,tenho uma casa de 140 mt, acabamento de alto padrão, lage tanto na parte inferior quanto superior, abas de concreto, rebaixe de gesso com iluminação em duas salas e salao de festas, tubulação para aquecimento de agua na casa toda, moveis sob medida em 3 banheiros, sala, e cozinha completa com bancada inteira em granito, janelas todas de vidro com percianas de primeira, porcelanato nas paredes de lavanderia e cozinha, sala de festas com churrasqueira e fogão de lenha. Pisos de porcelanato, detalhes de pastilhas de vidro em todos os banheiros,lavanderia e cozinha. Tendo ainda estrutura para mais dois andares inferiores, a casa esta legalizada, com habite-se, IPTU em dia, rua asfaltada, calçada tanto em volta da casa qnto ja na rua, localizada a 5 minutos do centro da cidade, além dos projetos de planta alta e baixa,hidráulico, elétrico, ainda tenho um projeto estrutural de toda ela. Quero vender essa casa e Gostaria de uma avaliação sua, sei que melhor seria vendo pessoalmente, porém confio muito no que vc disse aqui e gostaria muito da sua opinião, por favor se puder me passar um valor aproximado eu ficaria muito grata… Valor do CUB em SC 1.713,28… obrigada

  11. Boa tarde!!!

    Gostaria de saber, antes de fazer o contra-piso (passo 11) eu tenho de deixar os encamentos e caixas (esgoto), todas prontas?

    • Olá Reinaldo, isso depende de uma avaliação do solo e do projeto da casa, o dimensionamento pode ser muito diferente de caso para caso.

  12. Bom dia, excelente site, bem explicativo, minha pergunta é a seguinte: Irei construir uma casa de apenas um andar com laje, gostaria de saber se será necessário fazer gaiolas ou só as cintas são suficiente? O solo é firme, Desde já agradeço.

    • Olá Cláudio, nesse caso normalmente não é necessário fazer as gaiolas. A construção sem sapatas é conhecida como sapata corrida, nesse caso o baldrame costuma ser mais largo para distribuir o peso da casa no solo. Consulte um profissional para definir as dimensões para o seu caso específico.

  13. Boa tarde,
    Vou construir uma casa na praia, terreno arenoso, como devo fazer a fundação.
    A casa deve ficar em 60 metros quadrados, estou pensando em fazer 6 sapatas de uns 60 cm de profundidade e largura.
    O que acha.

  14. Boa tarde Ciro,

    Meu marido está fazendo um alicerce com concreto ciclopico e alvenaria de embasamento com bloco de concreto 39x19x19, tudo com o traço 1:3:4. O cômodo maior mede 3,5×3,5, porém não foi colocado ferragens somente colunas nos encontros das paredes. O solo é firme, plano e sem umidade. Teremos problema? Há assentamentos de tijolos com massa polimerica, laje em EPS e telhado estrutura metálica 1 pavimento.

    Obrigada

    • Olá Nádia é quase impossível prever se vai dar problema ou não, depende de um monte de fatores, se for construir um segundo pavimento seria importante ter a armadura no baldrame.

  15. Bom dia ! tenho uma pergunta: um sobrado com apenas uma laje sendo o teto “telhado” de fibrocimento ( sem laje) é mais barato do que uma casa térrea com pé direito duplo com laje do mesmo tamanho no total da construção? e quanto a fundação são a diferença de investimento são grandes? agradeço as respostas.

  16. BOA NOITE CIRO PARABENS PELAS DICAS….talvez vc possa me auxiliar, qual ferro usar na viga baldrame e nas vigas em baixo e em cima das janelas e na cinta de amarração em uma casa terrea com solo firme? obg

  17. ola ciro, boa noite. Estou a construir uma area de lazer de vinte e cinco metros quadrados com lage e telhado ceramico, o projeto indica estacas escavadas com tres metros, mas, estou conseguindo escavar as estacas com apenas 1,5 metros, o que devo fazer?

  18. Olá, tenho um terreno firme para uma construção de aproximadamente 70 M2. Qual o melhor tipo de fundação que seja bem rápido de concluir ?

  19. ola ciro…queriA uma dica…estou querendo construí em cima da casa de minha sogra…mais a casa dela ñ tem estrutura pra laje…posso faze a fundação,sapatas entre outros…e fica muito caro pra fazer…compensa?

    • Teria que fazer um reforço estrutural, o custo desse tipo de serviço é muito variável, se compensa ou não é você que terá que responder, o que é melhor comprar um terreno ou gastar com essa despesa do reforço estrutural?

  20. Olá Ciro, muito esclarecedor o site, gostaria de saber se é necessário a sondagem do terreno antes de fazer a fundação, vou construir um sobrado de 200m2 e é um pouco declive. Obrigado.

  21. Ola ciro como tenho visito seus cálculos de barateia a construção vc precisa conhecer as novas tecnologias de ponta no meio da construção onde pode barateia a construção pela a metade do que vc já calculou , coloca para bloco, bloco ecológico, massa planta com acabamento .foro onde não precisa rebocar o teto e muito mais

    • Olá Fernando, obrigado pelas sugestões, a maioria delas eu não acho vantagem com exceção da massa pronta que ainda não tive tempo de avaliar com calma.

  22. Olá! Boa noite.
    Ciro estou comprando um lote para comprar mas estou com duvidas na fundação. O lote é de esquina e é localizado em local de aclive, parte do lote está plana e mais rebaixada. A outra parte tem uma encosta. Meus planos é construir 3 casas. Sendo uma na parte mais baixa do lote onde o nível está alinhado com a parte baixa e do outro lado tipo 2 apartamentos, um no mesmo nível da primeira e a outra por cima no nível da rua de cima. O que vc sugere para a fundação? Devo construir um muro de arrimo na parte de barranco e a partir dai construir a casa? etc…
    Por favor me de umas dicas!
    Obrigada!

    • Olá Jakscelle, por se tratar de uma situação bastante peculiar seria fundamental a visita de um profissional ao terreno para avaliar a obra.

  23. Estou me programando para começar a construção de duas casas, e gostei muito das dicas, e lamentei profundamente por que meu terreno não é plano depois que vi as fotos,mas não vou desistir.

  24. Caro Ciro,

    Vou construir uma edícula de 2 pavimentos (20 m² cada um), será uma churrasqueira com solarium superior, em topografia 100% plana, usarei a largura total do terreno que é 5 m, e de fundura ela terá 4 metros, encerrando área total de 40 m².

    Não haverá paredes no 1º pavimento, apenas fechamento frontal com vidros, as laterias e fundos já se encontram fechadas por muros e paredes.

    No pavimento superior utilizarei paredes levíssimas (apenas para fechamento) pois não receberão cargas sobre elas.

    Farei apenas uma laje (h8 treliça) para o 1º pavimento, para o segundo pavimento cobrirei com telha francesa, com respectivo madeiramento.

    Em resumo, o peso será apenas o da estrutura de colunas, vigas, mais a laje, e telhado com madeiramento para telhas francesas, com paredes leves, mais piso, revestimento e vidros para fechamento frontal.

    O solo é intermediário, não é aquela terra vermelha socada que seria ideal, mas também não é muito úmido, tem aterro de aproximadamente 50 cm e após vem uma argila de boa consistência.

    Estou pensando em 4 sapatas com gaiolas de 60 x 60 x 60 cm com ferro aço CA 50 de 10 mm a cada 15 cm apoiadas sobre brocas de 20 x 20 cm com 1,5 m de fundura cheias apenas com concreto, sem ferragem.

    Sobre as 4 sapatas, apoiarei a estrutura de 4 colunas e 4 vigas todas em concreto armado nas medidas de 15 x 30 cm, com ferro aço CA 50 de 12.5 mm estrivadas com aço CA 50 de 6,3 mm a cada 20 cm.

    Como estou limitado pelas dimensões do terreno, que já é cercado de muros e/ou casas por 3 lados, sou obrigado a fazer todas as 4 sapatas encostadas nas divisas, e desta forma, as 4 colunas também ficariam todas encostadas nas divisas.

    Achei suas explicações muito boas, mas fiquei com algumas dúvidas.

    Perguntas:

    Apenas quatro sapatas nos quatro cantos, todas encostadas nas paredes/divisas do terreno são suficientes?

    As colunas podem subir apoiadas na lateral externa da sapata, para também ficarem todas elas encostadas nas paredes laterais, (para que eu possa ter abertura frontal total) ou é obrigatório que estas colunas fiquem apoiadas bem no centro de cada sapata?

    As espessuras do ferro aço de 10 mm a cada 15 cm para gaiolas e 12,5 para colunas e vigas com estribos de 6,3 mm com espaço de 20 cm entre eles está correta?

    As dimensões das brocas de apoio das sapatas (subterrâneas) 20 x 20 x 150 cm de fundura é suficiente? Estão bem dimensionadas?

    Estas brocas podem ser só de concreto (sem ferragem) ?

    Fique completamente a vontade para criticar, discordar e/ou sugerir qualquer alteração.

    Muito obrigado e parabéns pela bela iniciativa.

    • Olá Márcio, a sua pergunta é bastante específica e não tem como te responder sobre o dimensionamento sem fazer os respectivos cálculos da sua estrutura em particular. Com relação aos pilares ficarem encostados no muro é possível, mas pode ser necessário fazer uma viga alavanca na base para compensar o fato do pilar não ficar centralizado.

  25. Ciro, bom dia.

    Aqui na cidade onde moro o pessoal faz a fundação das casas com alguns passos diferentes dos que você mostra:
    1º Preenchem a escavação com pedras e concreto. / 2º Fazem a sapata (baldrame) em cima do preenchimento da escavação (altura indefinida). / 3º Aterram o baldrame. / 4º Acima da sapata colocam a cinta (armadura e formas do baldrame). / 5º Acima da armadura começam a alvenaria.
    Minha dúvida é: Faz muita diferença colocar a estrutura de pedras embaixo e a armação de ferro acima do baldrame?

    • Olá Márcio, não faz não. Mas eu acho que essa base de pedra e concreto da uma mão de obra dos infernos, prefiro trabalhar do outro jeito.

  26. Boa tarde.
    Quero construir um Casa/Sobrado 2 pavimentos. Ouvi falar que se a sobrado tiver 7 metros de altura, então tenho que fazer a fundaçao com 7 metros de profundidade, é isso mesmo? Pois no seu exemplo você fez com 60 cm de fundura.
    OBRIGADO

    • Olá Anderson, o raciocínio não é bem esse não cara, os fatores a serem considerados são outros, recomendo você contratar um profissional para avaliar sua obra.

  27. Olá colega, tudo bem?

    Considerando a construção de uma casa térrea e um sobrado, com a mesma dimensão, cerca de 200 metros quadrados, o custo do alicerce, entre um e outro, num mesmo terreno, é referente a uma diferença de quantos porcento?

  28. Olá Ciro, eu estou cm uma obra em casa. eu acho que o pedreiro n fez a gaiola das sapatas!! Ja esta tudo pronto com a laje. Oq eu devo manda fazer para coloca a gaiola?

    • Agora já era, só se abrir novas sapatas, mas essa necessidade vai depender do tipo de fundação que ele fez e se você tem pretensão de fazer um segundo andar.

  29. Tenho uma casa em um terreno de 11,50×28,5 saida para os dois lados, e o fundo deste terreno tem uma area livre de +ou- 110 m2 e o plano diretor da região e de recuar 1,5 em uma das divisas; Gostaria de construir uma casa nesta área mas com base pronta para subir outras lajes no futuro. Qual seria sua sugestão para a minha ideia.

  30. Olá Ciro, vou fazer um salão de 6m largura por 10 de comprimento e mais dois pavimentos em cima de uns 4 comodos cada. A viga aérea do salão teria que ser de qual medidas??

  31. Ciro, bom dia!

    Tenho um terreno de 5 X 30, em São paulo.
    Sabe me dizer quais os espaços devo deixar para ventilação etc?
    Fiquei sabendo que devo deixar 5 metros na frente, 1 metro e meio na lateral que fica as janelas e portas e 3 metros no fundo. altura mínima do piso até o teto 2 metro e 70.

    • Olá Silviano, sua dúvida se trata de legislação municipal, cada lugar é diferente, consulte um arquiteto ou o código de obras da sua cidade.

  32. Ola ciro gosteria de construi em cima de minha casa mais ela nao tem estrutura nenhuma , o que eu faco, me diseram que temho que cortar parede e por coluna , cavar no pe e fazer gaiola , isso procede

  33. Olá Ciro!

    Vou construir uma casa de 2 andares, e meu terreno é plano, e de baixa resistência de acordo com o relatório da sondagem.
    Estou em dúvida se faço as sapatas mais largas ou contrato um serviço para fazer estaca. O que você me indica?

    • Olá Izabelly, dependendo da resistência do terreno pode não ser o suficiente apenas fazer as sapatas mais largas, pode ser necessário atingir uma profundidade maior em busca de uma camada mais resistente do solo (que seriam as estacas). Também pode ser o caso de fazer um radier, mas tudo isso depende de uma análise mais detalhada. Como você já fez sondagem o ideal seria você contratar um projeto estrutural, para ter mais segurança e até mesmo economia na sua fundação.

  34. Boa noite .vou construir uma casa de 2 pavimento não sei como fazer o alicerce ,o terreno e firme gostaria de saber se devo usar ferragem nas valas do alicerce .boa noite e se possível me ajude.

  35. Tenho uma casa de 3 quartos construída esta casa e do meu cunhado, vou construir em cima dele me explica o passo a passo de como vou fazer para construir em cima no caso no 2º andar. Obrigado.

    • Olá Adriano, se não tiver uma estrutura adequada no primeito pvto você terá que fazer um reforço, mas esse tipo de serviço é delicado e depende de um acompanhamento profissional, realmente é difícil de explicar a distância.

  36. Boa noite a minha casa tem 5m de frente com 7de fundo quero meter laje mais meu predreiro colocou coluna e não fez o radie são 8colunas no total já foram feitas corre o risco de cair obrigada.

  37. Ciro, eu gostaria de saber qual a diferença entre o radier (tradicional) e aquelas “gaiolas” que geralmente são feitas em construções. Qual a diferença de um para o outro?

    • Olá Elias: radier é uma laje sobre o solo, a gaiola é a armadura da sapata que fica em baixo dos pilares e tem a função de descarregar o peso no solo.

  38. Boa tarde estou fazendo uma casa de 9×9 só q as aberturas das sapatas o chão é pedra a máquina enparelhou o terreno.E fui cavocar para faser as sapatas e ta inposivel o que Faso agora? E quantas sapatas devo faser as 4 dos cantos mais quantas menores? Obg

    • Essas questões de solo só mesmo avaliando o local para tirar alguma conclusão. Quanto às sapatas procure seguir a recomendação de distância do passo 3 explicado acima caso tenha a intenção de fazer um segundo pavimento no futuro, caso contrário, poderá fazer uma fundação bem mais leve do que a recomendada neste artigo.

  39. Olá Ciro, li sua materia sobre a fundação para 2 pavimentos.
    Se for um pavimento só com telhadinho leve ( telhinha eternit), 70 M2 de construção, onde tem vergalhao 3/8 posso substituir por 5/16 ?
    Obrigado e um abraço

    • Olá Otávio, no casa de um pavimento a fundação poderá ficar bem mais leve do que a descrita acima, então recomendo você não seguir o modelo desse artigo e procurar a orientação de um profissional para não desperdiçar com uma fundação superdimensionada.

  40. Ola ciro quero construir a casa no terreno não sei como chamar mas tem muita pedra, a medida que homens cavam saia muita pedra. sera que eu posso usar essa pedra para alguma coisa durante a construção e sera que devo mesmo cavar 30 cm para fazer a sapata ou menos

    • Olá Júlia, tem que cavar pelo menos 30 cm para eliminar a camada superior de terra, pois tem muitos resíduos orgânicos. Pode usar a pedra na concretagem da própria fundação dependendo do tipo de pedra, se for pedra calcária não pode não, tem também o trabalho de lavar as pedras.

  41. Ciro, Parabéns pela atenção e capricho nas respostas! Se eu pagar um eng pra fazer o projeto minha casa, é possivel que eu, nao sendo pedreiro, execute a obra da mesma seguindo livros de construção civil? Obrigado!!

  42. Oi Ciro, por favor preciso de sua ajuda para ficar mais confiante na obra. O espaço é de 3,00 x 5 do lado direito e 7,80 x 3,40 esquerdo. O pedreiro me pediu 15 vergalhoes de 10 (fundação ) e 12 colunas de ferro 10, 10 treliças de 6 mt, mas percebi que ele não falou nada de uma viga superior (sustentação). Sei que é dificil sem voce ver a planta saber quantidade correta, porém a duvida é sobre os ferros. Estou apenas fazendo uma laje e que talvez um dia possa fazer um primeiro andar. Esse ferro de 10 esta certo? Grata

    • Olá Joana, não consegui entender direito as medidas da casa, para eu conseguir te responder seria necessário eu saber onde seria aplicado cada um dos elementos citados, e também o tipo de fundação, tem sapatas? ou somente o baldrame? Qual é o perímetro das paredes?

  43. Ciro,estou querendo reformar minha casa(construir dois pavimentos acima)porém meu pai,me informou que a fundação e aquela simples de pedra de mão e em cima uma espécie de cinta,gostaria de saber se uma fundação simples assim suportaria ou seria bom um reforço ou se valeria a pena chamar alguém especializado para verificar?
    Agradeço desde de já.

    • Olá Fabíola, esse tipo de caso normalmente precisa de reforço, mas tem que avaliar a fundação e a estrutura das paredes, então é importante você pedir a avaliação de um profissional.

  44. Olá..
    Ciro eu cosntrui uma casa de 100m² na qual o pedreiro fez com ferragem 5/16 em forma de triangulo..32 colunas na cassa..uma percinta passando na altura de porta por toda casa e outra na espera da laxe.ele só usou ferro 3/8 nas nervuras e na segunda percinta..teve um conhecido que disse que não se faz casa com ferro 5/16 fiquei muito preocupado..não pretendo construir mai nada em cima, já ate cobri a casa gostaria de sua opinião sobre oq ue acha…

    • Olá Edison, não tem como fazer esse tipo de avaliação sem visitar a obra, mas se não for construir um segundo andar, a princípio não tem nada de errado.

  45. Oi Ciro talvez eu tenha sido muito prolixa mesmo nas perguntas. Mas então vou refazer…. Para se fazer uma laje ou digamos um primeiro andar num terreno plano, pode ser vergalhão 8 na fundação ? É que o pedreiro mandou comprar ferro 10 para a fundação e para as colunas. E uma pergunta nova, vejo muitas pessoas no youtube usando isopor no lugar das lajotas. O isopor é seguro? Qual a diferença no custo beneficio e segurança? Obrigado por sua atenção

    • Olá Joana, em casa de apenas 1 pavimento pode-se usar o 8mm nas colunas, porém depende se o espaçamento entre as colunas é muito grande ou se o cômodo tem o vão grande, assim poderá ser necessário usar o 10mm. É difícil falar sobre isso pois depende de vários fatores. Por exemplo: se o espaço entre os estribos for menor então a bitola pode ser menor.
      Fundação é melhor usar o 10 mm mesmo, a não ser que a casa seja pequena e não haja nenhuma intenção de fazer um segundo andar. (considerando terreno firme e seco ok?)

      A laje de isopor é segura porém mais cara, na minha opinião não vale a pena, mas pesquise preços aí na sua área para confirmar.

  46. Ciro, bom dia.

    Toda casa necessita de ferragem na sua fundação (alicerce)?
    Estou com um pequeno projeto de uma casa de 3 comodos, sala-quarto-banheiro e telhado de cerâmica, não haverá expansão desta planta, ou seja, não irei subir laje, neste caso o alicerce pode ser feito sem as ferragens?

    • Olá Ramon, é possível, mas depende de vários fatores, você teria que consultar um profissional para avaliar o caso específico.

  47. Boa tarde Ciro!
    Fiquei com uma dúvida (no passo 9).
    “Aplique 3 camadas de impermeabilizante asfáltico no topo e nas laterais.”
    Como assim aplicar 3 Camadas?
    O que seria por exemplo os topos e as laterais a que você se refere?

  48. Parabéns pelo site, estou construindo uma casa de 95 m2 em baixo e o mesmo tamanho em cima, sendo que ainda não botei a primeira laje pois será 2 Lajes, a segunda será laje forro.
    Aqui vai minha pergunta, nesses 95 m2 térreo tenho 18 pilares cada um de 4 varas de ferro 3/8 com profundidade das sapatas de 1m e meio sendo colocado um traço de concreto em cada uma, cada pilar e peritas tem 4 varas de ferro 3/8 com estribos de 7/22 ou quase isso; essa estrutura está boa para aquentar 2 Lajes sendo q a distancia entre todos os pilares é 3.5 m?

    • Olá Thiago, o que influencia mais á e resistência do terreno e as dimensões das sapatas, também depende se foi feito o baldrame armado ligando uma sapata na outra, entre outros fatores, tem que ser feito uma avaliação em loco para responder com segurança.

  49. Olá Ciro!!

    Existe algum problema em fazer um baldrame com canaleta de cimento com a armação e o concreto dentro da mesma, já que dispensa assim o uso das formas de madeira?

    • Sim, pois as dimensões da canaleta são pequenas. O baldrame vai ficar sub-dimensionado, uma canaleta de 20cm tem 16cm de largura interna por uns 18 de altura interna.

  50. ola ,gostaria de saber se posso colocar mais uma laje sobre a minha casa sem precisar estruturar a mesma tendo em vista que ela tem uma area de 50m ou seja 10 m de comprimento e 5m de largura e 10 pilares com gaiolas de 70×70 a 2m de profundidade com toda ferragem de 5/16 com 6 ferros e na parte de cima onde moro as colunas e no 5/16 mas com 4 ferros quero tira o meu telhado para colocar outra laje e fazer outra casa ,preciso reforça a estrutura?sair do chao com ferro 3/8 ? o solo é firme.

    • Olá José, essa é uma questão bastante séria onde o ideal é contratar um engenheiro para avaliar em loco, pois tem um monte de fatores a serem considerados além daqueles que você citou.

  51. Prezado ciro estou estudando a possibilidade de construir em um terreno que possue uma laje natural de rocha. Seria possível fazer a fundação sobre este platô.? Trata-se de uma rocha semi plana que abrange parte do terreno. Obrigado

  52. Olá Ciro!

    Seu trabalho é nobre!Parabéns!!
    Meu marido e eu queremos construir num pequeno terreno (5,40 x 21,0) um AP (54m²) e espaço p/4 carros de pequeno porte no térreo (na planta a garagem está c/4,50 x 9,0). Lembro que o terreno dá para 2 ruas: o AP térreo será p/uma rua e a garagem será para a outra.
    Na parte superior(1º andar) queremos fazer 2 APs com 55m²(+-) um virado para cada rua, pois entre eles terá a escada que sairá do final da garagem térrea.

    Na medida do possível ,poderia nos mostrar , por etapas, quais serviços e custos atrelados a estes, em especial para a fundação, pois pretendemos no futuro construir o 2º e 3º andar.

    Agradecemos e um forte abraço!!
    Conceição/BA

  53. Olá Ciro, tenho um terre firme, plaino e seco ,vou construir uma casa térrea ,aproximadamente de 95m² dividida em comodo de 3,5m x 3,5m e 4mx4m posso usar canaleta no alicerce,colocarei treliça h8 dentro da canaleta e utilizarei sapatas,,sera que posso?

    • Olá Edson, particularmente nunca utilizei treliça em fundação e nunca vi ninguém usar, não sei te informar se tem resistência suficiente.

    • Olá Anderson, é necessário fazer as vigas sim, a menos que a casa seja bem pequena, com 1 pavimento e construída em terreno firme, nesse caso poderia ser dispensada.

  54. Oi Ciro, sou de Moçambique,as suas dicas são de um profissional, coisa que a gente não tem cá., Moçambique tem uma população extremamente muito pobre, ignorante e analfabeta e porque tem muita falta de emprego, muitos jovens fazem-se passar por mestre-de-obras,pedreiro,mecánico,electricista,alfaiate, criando muitos prejuízos aos clientes, até porque falta escolas técnicas no meu país.Eu mesmo já tive muitos prejuízos e porcausa disso, comecei a pesquisar na internet. Eu diria mesmo que no meu país, 99,9 % de pedreiros, electricistas, mecánicos,etc não têm qualificação e fazem tudo na base da ignorância.

    O engenheiro civil moçambicano, para além de ser careiro, é absurdamente ignorante e tecnicamente muito ruim por conta do ensino que é uma porcaria. Por exemplo, para a construção de escolas,inicialmente,o governo moçambicano contratava empreiteiras moçambicanas, mas porque as escolas iam abaixo ao menor sopro da ventania, o governo começou a contratar empreiteiras japonesas, portuguesas,chinesas e brasileiras, por exemplo, a Odebrecht vai fazer a BRT de Maputo.

    Não tem pior coisa que viver num país com uma população muito ignorante, analfabeta e que não tem cultura de estudar.

    Para o ano, vou iniciar a construção de uma outra casa e estou aprendendo muito contigo, o meu muito obrigado.

  55. Ola Ciro, adorei os videos e estou precisando de uma ajuda sobre a fundacao; comprei terreno e quero construir nele minha casa de 230 metros de parede com tijolo estrutural , com um pavimento em um terreno muito sólido ( de pedra) como seria esta fundação. sendo que a casa e toda em quadrado.É que fique barato.
    Obrigado

  56. Olá Ciro; tenho 20 anos e ganhei um pequeno terreno da minha avó. Ele tem 6m de comprimento por 5m de largura. É necessário construir um corredor de 1m na lateral (daí fico com 6m/4m). Eu quero aproveitar bastante, então resolvi construir também, 1º e 2º andar. Ganhei mais espaço, tendo agora 8m/5m (sendo no comprimento 1m a mais na frente e 1m a mais atrás. E 1m na lateral já que não existirá mais corredor). Minha dúvida é que tipo de estrutura de base eu devo utilizar (alicerce, radier, colunas e espessuras… coisas desse tipo). Gostei muito do site, parabéns e sucesso. Aguardo contato, desde já obrigado.

  57. Boa tarde eu queria uma ajuda eu tenho um terreno de 8 de frente e 14de fundo como fazer uma fundação boa3 andares com uma picina no terraço

  58. Boa tarde.
    Estou fazendo uma casa de 2 pavimentos com laje somente no primeiro o segundo vai ser telha
    Minha duvida e a seguinte:
    Sei q e ideal correr as pedredes exatamente em cima das cintas mesmo q n haja paredes em baixo e recomendável ter as cintas onde vai ter paredes em cima.
    Porem minha fundação e considerada resistente com sapatas de 80/80 com distancia media de 2 metros entre uma e outra queria saber se eu fizer uma malha de 1/4 com distancia de 10×10 centímetros sobre a laje posso levantar alvenaria em qualquer lugar da casa,
    Lembrando q ainda n bati a laje faria essa malha antes de bate-la e concretaria tudo junto.
    Aguardo.

    • Olá Jackson, é possível fazer paredes fora do alinhamento das paredes de baixo, mas tem que ser feito um cálculo para cada caso específico.

  59. Boa tarde,muito bacana a pagina. Gostaria de saber sobre o telhado de isopor. Estou construindo um sobrado onde o primeiro pavimento foi feito todo ferro 3/8, laje de tijolo. Agora, não tenho intensão de um terceiro pavimento o que sugeres para o segundo pavimento fique leve e mais economico? Ate mesmo porque a duvida é na cobertura do pavimento, e sobre a telha de isopor?

  60. ImosOlá Ciro.
    Parabéns pela atenção de responder a todos nós.
    Eu precisava de uma dica, mas teria que contratar engenheiro para me passar esse calculos. E é muito caro, meus tios são otimos pedreiros que ja trabalharam fazendo predio. Eles me passaram mais ou menos, mas uns falam que exagerado nas medidas outros nao. Bom tenho uma planta desenhada por mim, e o projeto é para uma fundaçao de cinco pavimentos futuros. Eu precisaria da medida da profundidade da brocas, sendo que é terra firme e plano, e as medidas das sapatas e quantas sapatas seria necessario para um projeto de 4,26 de frente e 19 metros de comprimento? Se vc puder me responder ficaria muito grata. Pq assim ja tiro as duvidas se as medidas do meu tio ta certo ou exagerada.

  61. Bom dia!!
    Ola Ciro tudo bem,pretendo construir uma casa com dois pavimentos.
    O solo é firme tanto que só da pra fazer broca de 2m de profundidade, a minha pergunta é que tipo de concreto de usinagem e pedra devo usar para fazer o baldrames.

    • Olá Paulo, o mínimo exigido é de 15 MPA, fica difícil dizer assim sem saber as especificidades do projeto, você pode usar 20 MPA pra garantir, também depende da medida das formas e da ferragem, pois em alguns casos o espaço para o concreto penetrar é bem pequeno, sendo necessário pedir um concreto com brita menor a com mais fluidez. Pergunte ao fornecedor de concreto que ele poderá te orientar melhor.

  62. Olá Ciro, como vai?
    Tenho uma casa onde foi feita sobre radier e não foi muito bem compactado o solo e pareceu algumas tricas na parede por causa do acentamento do solo. Posso usar o metodo de pilar de areia e pedra nas laterais da casa para reforçar o radier.

    • Olá João, é possível fazer um reforço com sapata e pilar, mas tem que ser avaliado para cada caso específico por um profissional.

  63. Boa tarde,
    Meu terreno tem uma inclinação no fundo, no final da casa o alicerce terá 1,90 m de altura.
    O que seria mais seguro fazer para que eu não tenha problemas futuros como rachaduras por exemplo.
    Eu devo aterrar o terreno antes o depois de fazer o alicerce??
    Obrigada.

    • Olá Flávia, depende muito de caso para caso, é difícil responder sem visitar a obra, você deve procurar a orientação de um profissional.

  64. OLÁ CIRO, comprei uma casa pré fabricada de cimento com 70 metros quadrado, só que a fundação é por minha conta! a empresa que me vendeu a casa mandou eu fazer um radier de 10 cm de altura com lona no fundo. 5 cm de cimento, areia e brita a malha de ferro de 0.15 cm o espaçamento de uma ferragem e outra, mais 5 cm de cimento, areia e brita. o solo e firme! ai depois eles vem com a furadeira faz um buraco na laje e coloca as colunas através de um vergalhão, que vem no pé da coluna no buraco da laje. a casa pesa 19 mil quilos e tem mais ou menos de 60 a 70 colunas, a casa vai ser construída num lugar alto. gostaria de saber se dessa forma e seguro? por ser encachado o vento pode arrancar?

    • Olá Aureo, não entendo nada sobre construção pré-moldada, o importante é você colocar em contrato essa especificação de fundação que eles te passaram, pois se der problema depois eles tem que assumir a responsabilidade.

  65. Bom dia,
    Fiz a fundação da minha casa, como o terreno era irregular a parte mais baixa do terreno a fundação ficou com + – 1,20mt tudo com tijolo deitado. A baixo no terreno firme as colunas seguiram mais 0,80mt abaixo. Tinha intenção de fazer forro de Dry Wall ou PVC, mas se fosse para fazer laje consigo aproveitar toda essa estrutura?

    Obrigado

  66. Boa Tarde Ciro;
    Estamos para construir uma casa em terreno firme e plano 10 x 8m espaçamento de colunas 4m apenas um andar com laje pre moldada…e cobertura metalica com telha amianto pé direito cobertura 2,50m e interior 2,80m.
    Minha duvida é se a gaiola pode ser 070×030 com pedra gnaise e ferragem de 3/8. ou precisa ser maior. grato.

  67. ola, gostaria de uma informaçao sua,
    fiz uma laje de piso com 39 metros quadrado, usei 9 gaiolas de 50X50 com 3metros de profunidade, nao usei sinta de amarraçao em baixo, vigas toda em vão, pois embaixo e minha garagem a area e de 39 metros, usei ferro 5.0 todas com 6 peças. posso contruir uma quitinete em cima?

  68. Boa noite. quando construí minha casa não tive uma pessoa para me orientar então so pedi para que o pedreiro fizesse uma estrutura para 3 lajes ele fez da seguinte forma tubulões de 50×50 cm de 1,70 de profundidade sendo todos com distancia de aproximadamente 3 mts ele não fez o baldrame ele so fez o alicerçe de blocos cheios. ja fiz ate a primeira laje essa estrutura aguentaria mais duas o terreno e bom mas a terra nao e tão seca.

    • Olá Allef, é difícil dizer se aguenta ou não. O certo era ter feito o baldrame, mas no seu caso você deve contratar um engenheiro para verificar essa situação pra você.

  69. Tenho um terreno de 7,50 x 7,50.
    terreno firme meus planos e fazer um sobrado
    este sistema de radie (laje sobre o solo).
    séria bem aproveitada e resistente.

  70. Ola comprei uma casa ja com laje mais ela nao tem colunas, o pedreiro indicou abrir a parede e fazer as colunas para construir em cima, é o correto a se fazer ?

    • Olá Cirilo, isso depende de vários fatores, resistência do terreno, largura dos vãos, tamanho das sapatas, bitola do ferro utilizado, etc. Você teria que pedir um profissional pra fazer uma avaliação no local.

  71. boa tarde

    Gostaria de saber qual a melhor opção para levantar uma casa de madeira em um terreno no litoral que acabou de fazer aterro.
    A minha duvida seria se com pilares normais, ou teria q fazer aquelas sapatas de cimento mesmo sendo as paredes de madeira.
    Aguardo
    Obrigada

    • Olá Andrea, depende da resistência do terreno, como é aterro o solo fica fraco e também depende do tamanho da casa, entre outros fatores. Só teria como responder avaliando o caso específico, talvez o radier possa ser uma opção boa, depende da compactação do aterro.

  72. Prezado Ciro, boa noite!

    Parabéns pelo site é de grande valia para sanar muitas dúvidas.

    Estou pensando em construir uma casa tipo L com 2 quartos (um com 16m outro 10,5m quad), um banheiro (6m quad), sala estar (16m quad) sala jantar (14m quad) e cozinha (12m quad) conjugados sem parede, lavanderia (6m quad), garagem (20m quad) altura da casa de 3m, com uma varanda em frente a todos cômodos com 2m de largura, laje treliçada de eps em toda a estrutura, tijolos de 6 furos deitados, colunas laterais e centrais em todos os cômodos utilizando 06 barras de ferro 10mm “amarradas” a cada 15cm com ferro 5mm, estacas com 2m de profundidade e sapatas sobre elas com 60cm onde cada uma será posicionada em cada canto dos cômodos e no centro entre eles totalizando 19 sapatas.
    Gostaria de saber se não estou exagerando na estrutura, qual a expessura ideal para as sapatas, expessura da laje, se os baldrames e as vigas superiores podem ser feitas com armações de 4 ferros 8mm “amarradas” com ferros 5mm, se devido a largura de 4m dos cômodos (sala de estar, jantar e cozinha) laje não penderá no centro. Desde já agradeço.

    • Olá Carlos, não tem como te passar a estrutura assim por comentário sem fazer o cálculo, principalmente sem conhecimento do terreno. Mas me parece que sua estrutura está bem exagerada (considerando que não há intensão de fazer um segundo pavimento), se você contratar um profissional para dimensionar uma estrutura mais enxuta, você vai sair no lucro, ou então contrate um pedreiro experiente pra te passar as medidas.

  73. Prezado Ciro,

    To achando muito legal você responder a dúvida de todo mundo. Favoritei seu site rs.

    Minha dúvida rs. Tenho um terreno plano e vou construir um sobrado. Vou verificar o custo de fazer uma sondagem no solo ainda, mas deve ter solo firme.

    Gostaria de saber pela sua experiência qual tipo de fundação fica mais em conta. Usar tubulões ou estaca escavada? tentei ´googlar` mas não encontrei nada satisfatório.

    • Olá Salazar, não sei te responder assim por alto, só poderia ter essa informação fazendo o cálculo de cada um dos sistemas e comparando o preço.

  74. Boa noite
    Antes de mais nada que parabenizá-lo pela prestação de serviço que faz através deste site, pois ajuda a esclarecer muitas dúvidas. Estou construindo uma casa de dois pavimentos, cada um medindo 52 m2. Ao todo foram feitas 20 colunas. Um dos cômodos tem uma parede que mede 4,45 sobre a qual foi feita uma viga de 0,45cm de altura sustentada apenas por duas colunas de 17×7 (dessas prontas), que depois de concretada fica 20×10. Na parede do lado oposto, há 4 colunas sustentando a outra viga. A laje de EPS foi concretada com 5cm. Gostaria de saber se estas duas colunas suportam o peso da laje e mais um quarto que será construído sobre ela. Estou pensando em reforçar com perfil metálico porque acho que as colunas também deveria ser de 0,45 cm já que a viga é muito comprida. Desde já agradeço a sua resposta .

    • Olá Cleide, essa pergunta só pode ser respondida mediante cálculo da estrutura, por ser uma questão de segurança vale a pena você pagar um engenheiro para fazer uma avaliação.

  75. ciro, eu não entendo nada de construção, mas eu comprei uma casa térrea há um ano, e agora o teto esta caindo (hehehe), meu pai disse que é de estuque e vai precisar refazer toda a laje, qual o tipo que vc recomenda? ou coisa, se eu for derrubar a casa toda (100 m2) vc acha que custa qt? se eu for construir do zero, eu não vou ter problemas com o solo né? já que já existe uma casa no local

    • Olá Renan, solicite a avaliação de um engenheiro para saber se realmente tem que demolir a casa inteira, pois seria um baita prejuízo. Quanto à laje tanto faz, pode usar pré-moldada ou maciça, ou até mesmo um forro. O solo não tem problema desde que você faça uma fundação adequada para o tipo de solo.

  76. Boa tarde.
    Construímos uma casa e ao final percebi que o baldrame ficou baixo. Temos que quebrar o piso e levantar o piso 20 cm acima do baldrame. Gostaria de saber se esse novo aterro acima do baldrame danifica a estrutura da casa e se pode ser feito algo para minimizar os efeitos de um possível dano.

    • Olá Jozue, se fizer o aterro usando terra a umidade vai danificar as paredes. Uma alternativa é preencher o espaço com placas grossas de isopor e concretar por cima, tem outras possibilidades, mas o correto aí é você solicitar a ajuda de um profissional para evitar problemas no futuro.

  77. Boa Tarde,

    Gostaria de tirar uma duvida..
    Fizemos o aterro em um terreno no litoral paranaense. A minha ideia a principio e fazer uma casinha simples de 50 mts. de madeira mesmo.
    A minha duvida é quanto tempo preciso aguardar já q fizemos o aterro cerca de um mês. o terreno era bem úmido. Terreno medindo 13×25, fizemos 25 cargas de aterro.
    Fico no aguardo.
    Obrigada

  78. Olá , meu terreno tem 187 metros quadrados 7×26,5 e ele tem caída pro fundo eu acho que dá um metro
    E meio a dois metros e o solo deve ser meio rochoso ..minha planta tem tem no total 89 metros quadrados e é casa mais momento vou fazer 60 m2 … Mais vou deixar já pronto pra terminar o outro quarto … Quanto gastaria mais o menos pra fazer essa fundação com vinte mil eu faço incluindo mão de obra e material ? Especifique pra mim por favor mais o menos valor gasto de fundação e casa até ponto de laje o pedreiro pediu mais o menos 350 a 400 o metro acabado

    • Olá Thais, pelo fato de o terreno ser inclinado fica difícil fazer essa estimativa, pois talvez tenha necessidade de fazer algum arrimo ou serviço de terraplanagem, só teria como estimar esse custo fazendo uma análise detalhada.

  79. Boa noite Ciro!
    Estou começando a construir uma casa com um terreno de 100 metros quadrados com 2 pavimentos. Preciso fazer uma fundação grande?

  80. tarde!
    fiz uma casa 8,50 x9,36 com 16 sapatas de 70×70 , so q fiz mais um pavimento em cima, e vou colocar armacao. sera q eu vou ter algum tipo de transtorno futuramente ?

    • Se foi bem aplicado não, mas se quiser um trabalho 100% para nunca ter problema com umidade então coloque uma faixa de manta asfáltica debaixo de todas as paredes, e uma camada grossa de brita antes de concretar o piso.

      • Olá Ciro
        Apliquei o hidro asfalto a base d’ agua. Passei umas 4 de mão.
        Para aplicar a manta preciso passar o prime antes certo?

        • Olá Cirilo, se não me engano o próprio hidroasfalto já faz o papel de primer, confirme com o fornecedor da manta para ter certeza.

  81. Boa noite,
    Aonde encontro as normas de construção para uma casa de 3 pavimentos
    Gostaria de saber se posso fazer e quais são os recuos obrigatórios.
    A minha ideia é fazer uma garagem e dois pavimentos acima.

  82. ola ciro tudo bem? gostaria de saber as medidas exatas das armaduras das sapatas( tanto as ferragens que vai por baixo como a coluna de ferro na vertical) considerando uma sapata de 60×60 e 60 de profunidade. e tb gostaria de saber a medida exata da armaçao da estrutura do baldrame…que sao os passos 5 e 6. levando em consideraçao tanto a ferragem como os estribos amarrados em volta dos ferros. obrigado

  83. Olá, boa tarde. Tudo bem com você? Tentei esclarecer minhas dúvidas lendo as perguntas e respostas anteriores, mas são muitas, então achei viável perguntar direto. Irei construir uma casa térrea de pequena proporção e o mínimo possível de peso(não farei laje, usarei telha cerâmica por exemplo), terreno é plano, e ja encontrei o terreno firme. Curiosidade: hipoteticamente, em terreno nestas condições, a baldrame pode ser feita sem brocas e sem sapatas, apenas a baldrame em cima da camada do concreto magro e da camada de brita? E quanto àquela ideia dos mais antigos de que toda fundação tem que ser feita com pedras, pode ser dispensada em relação a baldrame? Um abraço.

    • Olá Anderson, para casa de um pavimento a fundação vai depender da configuração dos cômodos, principalmente do tamanho dos vãos, mas considerando uma casa simples e pequena, é possível fazer sem brocas e sem sapatas, poderia fazer uma sapata corrida, ou apenas uma base mais larga de pedra com a cinta armada por cima.

  84. OLA BOM DIA…IREI SUSPENDER O PLANO DA CASA TÉRREA ENQUANTO ENCONTRO UM BOM PEDREIRO. AGRADEÇO PELA ORIENTAÇÃO.
    AGORA APENAS POR CURIOSIDADE, COMO SERIA A FUNDAÇÃO DE UMA CASA, A PRINCIPIO TÉRREA, MAS COM A INTENÇÃO DE NO FUTURO CONSTRUIR EM CIMA DELA? DA PRA FAZER COM BROCAS, SEM PRECISAR ESCAVAR PARA FAZER SAPATAS? PODE LEVAR EM CONTA, HIPOTETICAMENTE QUE O TERRENO E PLANO E FIRME. E SÓ PRA EU TER UMA ORIENTAÇÃO BÁSICA SOBRE O ASSUNTO. ACREDITO QUE SERIA MAIS PRATICO FAZER AS BROCAS QUE AS SAPATAS, MAS O ENGENHEIRO AQUI É VOCÊ, VOCÊ O QUE DIZES? AGUARDO.

  85. olá bom dia. gostaria de saber se tem problema construir 2 quartos em cima da minha casa. sendo que toda a estrutura da casa foi feita com ferragem de 1/4 estrivos de 3/16 com 20cm de distância todas as colunas tem 30x10cm. o terreno é bom, a primeira camada tem 60cm de areola a segunda já é uma camada mais sólida, foi fira sapata de 1m por 70 todas forradas com paralelepípedos e depois camada de concreto radies de 60×60 foi feito alicerce em toda a base e trançados em cada ponta a casa tem 67m² 13 colunas todas as paredes da casa tem cinta e tbm são trançadas nas pontas, laje maciça de 6mm com ferros de 1/4 amarrando todas as viga/laje de 30x30cm em todos os pontos. o que preciso fazer para construir esses 2 quartos no segundo andar e posso colocar laje nos quartos, preciso fazer outras colunas

  86. Bom dia
    Estou com uma duvida, gostaria de instalar uma caixa de água de 20m³ no local de trabalho, o que devo colocar em baixo para que não haja recalque do solo? uma baia? Um radier ? o terreno é natural

  87. Oi boa tarde , uma casa com estacas de 6 metros de profundidade 20 ou 25 de diâmetro ,baldrame 20×30 com 4 ferros 3/8 , estribos espaçados de 15 em 15,colunas com 4 ferros 3/8 estrIbos espaçados de 20 em 20 , contra verga 20 cm com treliça , vergas com canaletas 20 cm , cinta de amarração com ferro 5/16 , é suficiente para fazer 1 sobrado (terreo + 1) ?
    Aguardo a resposta…

  88. Boa tarde Ciro Miranda.

    Quero agradecer pelas informações, é muito gentileza de vossa parte.
    Vou construir uma casa sem laje, usarei telhas termoacústica, qual fundação recomendada, pois o peso é praticamente somente das paredes visto que o peso do telhado é bem pequeno.

    Obrigado.

  89. Ciro,construir minha kz com a estrutura das bases 40×40 e fundura 40,coloquei a cinta em baixo e em cima do pé direito circulando a kz inteira, colunas de 4 por 3.Fiz mais uma kz em cima parede em cima de parede.Posso contruir outra em cima continuando parede em cima de parede?
    Tire minha dúvida!

  90. Bom dia, tenho um murro feito com vigas e treliças. Posso colocar as sapatas por baixo das vigas do muro e os pilares por dentro do muro, para não precisar cortar o muro e as vigas existente?

  91. Prezado Ciro, boa tarde!
    Parabéns pela iniciativa de ajudar estes “náufragos” da construção civil.
    Há algum empecilho em se fazer um baldrame, de uma mesma estrutura, em níveis de altura distintos?

  92. olá boa noite, o que sai mais em conta e ideal, construir uma casa de 100 m quadrados, com o piso elevado. mais ou menos 1m, com lage e uma impermeabilização correta ou piso com baldrame de 30cm utilizando aterro correto mais impermeabilização correta em um terreno firme terraplanado barro, em encosta vegetada. E qual a forma mais eficiente para anular a umidade.

  93. Bom dia
    Estou construindo uma casa com a estrutura bem parecida com a mostrada , porém meu pedreiro pediu sapatas de 1,00 x 80 x 80 , acho muito grande já que o solo é bem firme.
    O que vc acha ?

  94. Bom dia, gostaria de fazer o murar meu lote e fazer a fundação com baldrame do meu sobrado: 82m2 terreo 82m2 1º andar e só daqui ao 1 ano e meio começar a construir. O que você acha, é viável?
    A minha ideia e fazer por partes, ate por que acho que o concreto ficaria mais curado.

  95. Olá qto fazer uma meu água com dois cômodos sendo ele é um banheiro no meio 1.20×2.30.
    Quero saber ados comandos e areia e brita e triliça devo comprar

  96. Oi. Ciro
    Estou a construir uma casa de 100m², de pedra gres, rústica, 1 piso, a terra é dura para cavar, parece uma argila. queria saber o seguinte.
    Quando fizer o baldrame além deste impermebiliação que você ensinou nestas respostas anteriores, ajuda colocar brita desde o início do baldrame até o final dele nos dois lados para evitar a infiltração de água. e se o mesmo ajuda para o piso.
    E se teria diferença fazer o baldrame de concreto ou de pedra gres???

  97. Olá, boa tarde.

    meu terreno tem a seguinte medidas 8mt de frente e 21 de fundo. E iniciei minha fundação para ser 6 x 15 meu salão, pois em cima vou fazer minha casa. Esse terreno fica no litoral norte. Ciro voce pode me ajudar com relação ao desenho do alicerce.

  98. Boa noite ciro, vc poderia me orientar estou perdido, gostaria de iniciar uma construção porém não sei qual são os profissionais que eu deveria contratar de inicio. Ou seria mais viável um contrato direto com uma construtora. e qual delas tornaria mais econômica profissionais independente ou um grupo.

  99. Olá Ciro, em breve aqui no interior do RS, vou iniciar a construção da minha casa (10×10) que será de madeira sobre um porão feito de pedra marroada, mas tenho duas dúvidas:
    1 – Como as paredes do porão (largura de 40 – 50 cm) serão de pedra, um pedreiro me falou que devo colocar uma espécie de lona na parte externa p/ impermeabilizar, está certo ou existe outra forma?
    2 – Alguns cômodos serão de alvenaria (banheiro e áreas externas) e por isso será necessário algumas vigas, mas para sustentá-las o pedreiro disse que teria que fazer alguns pilares no porão, porém eu gostaria de utilizar “esteios de cerne” para ficar mais rústico, é possível ou não tem como fixar alvenaria em madeira?

  100. Boa tarde, tenho um terreno na região de praia, o terreno e todo de areia, gostaria de construir uma casa de I andar de 80 mts, posso usar somente um radier? Que espessura devo usar? Colocar 2 malhas de ferro?, o telhado e de telha de barro.

  101. boa noite, tenho um terreno e o aterro dele é saibro, gostaria de fazer um sobrado pequeno, banheiro em baixo, cozinha americana e sala, em cima banheiro 1 quarto e uma pequena sacada, o total da area que pretendo construir é de 32,5m², tendo 5 de largura e 6,5 de comprimento, gostaria de saber quantas sapatas posso usar e o tamanho da vala do baldrame, obrigado!

  102. Oi Ciro boa tarde eu tenho um terreno 08 por 20, e ele é meio acidentado, eu gostaria de saber se tem como construir dessa forma da imagem.

  103. Boa noite Ciro. Li a matéria sobre fundação. Eis o meu problema… comprei um terreno em Araruama, com muito mato. Ao limpá-lo, nos deparamos com uns 40 a 50 cm abaixo do nível da rua, ocasionado pela retirada irregular em todos os terrenos da área. Na época da compra perguntei ao proprietário se o terreno era pra radier ou sapata, e o mesmo disse radier. Então, ao ler a sua matéria, fiquei na dúvida. Devo aterrar ou não? e qual fundação usar para cada um dos casos? A casa que queremos construir não passará de 60m. Também não sei se, no caso de aterrar, o muro vem antes ou depois. Atrás do terreno tem uma fazenda que, quando há tempestade, o nível do lago (que dizem, é artificial) sobe muito, quase uma enxurrada passando pelos terrenos a frente. Que faço?
    Obrigada pela atenção.

  104. Pretendoutilizar containere maritimo de 12m de comprimento, peso aproximado de 3,8 a 4,0t. Os apoios do container sao padra, com 4 pes de apoio. O terreno é mangue. Qual o alicerce (4 apoios) MAIS apropriado? Praticamente seria 1000kgf para cada apoio. Se for vantajoso, posso ate fazer 6 apoios. Tem que ser Sapata? Grato pela resposta.

  105. Pretendo utilizar containere maritimo de 12m de comprimento, peso aproximado de 3,8 a 4,0t. Os apoios do container sao padrao, com 4 pes de apoio. O terreno é mangue. Qual o alicerce (4 apoios) MAIS apropriado? Praticamente seria 1000kgf para cada apoio. Se for vantajoso, posso ate fazer 6 apoios. Tem que ser Sapata? Grato pela resposta. Poderia ser a figura “5 Passo” desta página?

  106. Olá, seu site é muito bom e só pela ajuda que deu nas questoes anteriores, tirou varias duvidas, mas ainda tenho uma para eu poder dar inicio a minha casa. Construirei 1 sobrado de 4×10 nos dois pavimentos, em cima será de laje, o solo é bem firme, então, posso fazer a fundação corrida onde toda area que será com parede terá o baldrame e com brocas de +/- 1mt de profundidade, sendo em todos os pontos que terá coluna. Não há necessidade de ter sapara e nem de broca muito mais funda?

  107. bom dia o fundamento da casa de traz parece te ficado mais fraco tem como fazer outro fundamento encostado no antigo e como é feito ?

  108. Boa noite Ciro me tira uma dúvida quero construir quartos em cima da Lage da minha casa só que as sapatas tem 70cm de profundidade e 60×60 de largura no terreno argiloso será que posso construir?

  109. Olá Ciro, a fundação da casa e da garagem tem que ser feita de uma vez só ou posso fazer a fundação da garagem futuramente, se for fazer futuramene como devo fazer?
    Obrigado.

  110. Olá Ciro,a minha casa vai ter um pavimento e eu queria saber pra fazer a fundação de concreto é preciso cavar e que profundidade cavar? e também é preciso fazer sapata? sendo que o solo e firme.

  111. Olá ciro! Boa noite, gostaria de saber como fazer no lugar do alicerce uma Laje para economizar na madeira é possível, o terreno é firme. Grato Reinaldo.

  112. Olá.
    quero fazer minha casa na divisa do muro usando ele como parede, ja foi feito a fundação com as baldrame e colunas do muro normal de 2em 2 metros, treliças e vigas, na junção das paredes com o muro o que posso fazer, cortar o muro fazer uma coluna de concreto e amarar com ferragens para não abrir futuramente ( rachaduras ) e a impermeabilização da parte do muro, poderia passar para o lado do vizinho e faze la.
    desde já agradeço
    att

  113. Olá, há no ramo dá construção, uma grande controvérsia em relação ao uso de treliça de pré moldado,em muros e casas térreas, é seguro e qual a durabilidade desse de tipo de ferragen?

  114. Como é feita a fundação de uma casa pre fabricada em alvenaria na praia?
    É seguro construir uma casa pre fabricada em alvenaria na praia?
    Me passe por favor o contato de vocês.

  115. Ola Ciro, muito legal seu post e quero deixar aqui os meus agradecimentos.
    Eu sozinho aos poucos construir uma casa de roça em solo pouco arenoso bem duro, usando seu poste para fazer a fundação
    Nao usei todos os passos mostrado, mas as informações me foram muito útil.
    Casa 6×8 48 M²
    2 quartos, sala, cozinha, Banheiro
    Custo 7 mil, não usei coluna, somente tijolos amarrados com cola bloco e a cobertura foi telha amianto 5 mm.
    Agora vou fazer uma varanda por volta da casa…rs
    Ps.: Nunca tinha mexido com obra diretamente

  116. Olá Ciro
    Gostaríamos de construir em cima da casa da minha mãe que mede 6 por 25.
    Já temos casa feita em solo firme e uma casa construída em cima desta.
    Ela não se lembra se foi feito reforço (sapata),pois já faz uns bons anos.
    Existe alguma forma de descobrir?E se foi feito eu posso construir em cima da casa dela sem preocupacao?

  117. Boa noite! As paredes serão feitas por cima do concreto do contra piso? No desenho mostrado, o contra piso encosta na parede, e não a parede feita em cima dele!

  118. Olá Ciro
    Tenho uma casa de 1 andar com Lage, na qual tem 12 sapatas com profundidade de 1,40 e 1,60 com larguras de 60 sentimetros, a casa tem de comprimento 12m e largura quase 6 posso construir mais uma com telhado. O pedreiro me disse q sim mas tenho medo

Leave a Comment